O Serviço de Voluntariado Europeu é, para além de todo o auxílio e suporte que os voluntários dão às comunidades locais, uma ferramenta de construção da cidadania Europeia através da aprendizagem pessoal e colectiva. Como voluntários da União temos um programa e competências específicas a desenvolver, que devem ser adquiridas por nós com a disponibilidade e orientação da instituição de envio e, acima de tudo, da instituição que nos acolhe.
São oito as principais competências a desenvolver como Voluntário em Serviço de Voluntariado Europeu:
- Aprender a aprender;
- Desenvolver competências tecnológicas;
- Desenvolver a interculturalidade e o civismo;
- Aprender diferentes expressões culturais;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa;
- Comunicar na nossa Língua;
- Comunicar em Línguagens estrangeiras;
- Desenvolver conhecimentos de lógica, ciência e raciocínio.
A desenhar o boneco da cidadania |
Temos sentido que através desta experiência temos ganho um conhecimento bastante mais profundo dos assuntos Europeus e da realidade dos Países que compõem a nossa União. As conversas nos bares da faculdade, em casa, com a Familia, amigos e conhecidos não atinguem nem versam em profundidade a realidade Europeia, por muito estudiosos e informados que sejamos. Falta CONHECER, e nós estamos a sentir que a interacção com jovens com deficiências e com pessoas idosas tem moldado o nosso juizo como pessoas, como futuros pais e trabalhadores. Sentimos que a interacção com os Eslovacos, Polacos, Checos, Espanhóis, Coreanos, Belgas e Ucranianos, num permanente esforço de entendimento e trabalho conjunto tem modificado imenso o nosso juízo como cidadãos Portugueses e Europeus.
Mas o projecto de SVE não se basta com o nosso trabalho nem com linhas gerais de amizade, aprendizagem, solidariedade, etc, de tal forma que temos tido diversas actividades que nos obrigam a pensar, estudar e liderar.
INEX Messenger, Sarah |
Uma delas foi realizada pela Sarah, voluntária Belga da INEX Slovakia (http://www.inex.sk)
depois de uma tarde de trabalho com o Seniores. A Sarah é a mensageira da INEX por toda a Eslováquia e o seu papel consiste em realizar um Workshop em cada Workcamp sobre a Europa e, neste ano em especial, sobre a cidadania Europeia (2013, ano da Cidadania Europeia, no 20º aniversário do Tratado de Maastricht).
Começámos com jogos de estimulo ao diálogo e trabalho de equipa: todos juntos tinhamos de inserir a caneta na garrafa ou tinhamos de encontrar o "par", de olhos fechados, apenas através de imitação de barulhos dos animais, ou simplesmente tinhamos de desfazer o nó.
Jogo de equipa, a caneta no copo |
Desfazer o nó: foi difícil, mesmo com dois Estudantes de física da Coreia |
Depois foi a vez do Quiz sobre a história e a geografia da Europa e da União Europeia, num jogo por equipas com um grau de dificuldade médio, alto para os Coreanos e para a nossa querida amiga Sezin da Turquia. Desde comparação de mapas do espaço Schengen, da União, do continente Europeu e dos Países que adoptaram o Euro até perguntas sobre os tratados e especificidades culturais dos diversos Países.
Depois, prioridades. O respeito pela opinião dos outros prevalece ou cede perante a importância de cuidar da Natureza? e é mais importante fazer voluntariado no nosso País ou num País Estangeiro? Participar activamente na Comunidade, Votar nas Eleições ou Pensar nas consequências dos meus actos foram algumas das prioridades que tivemos de hierarquizar em equipa, através do diálogo e da defesa dos nossos argumentos.
Depois dos grupos escolherem a sua hierarquia das prioridades, cada um teve de explicar as razões das suas escolhas |
Por fim escrevemos uma carta a nós próprios, que enviámos por correio para o nosso País, para a nossa morada. O objectivo era recordar o nosso eu - que vive numa realidade diferente da qual estamos inseridos aqui - do que aprendemos e, acima de tudo, do que não queremos esquecer de ser, fazer e mudar.
O Boneco da Cidadania é um activista |
Lamentavelmente foi preciso fazer voluntariado na Eslováquia para fazer actividades deste género. O nosso liceu já vai longe de facto, mas temos algumas dúvidas que as nossas escolas incentivem e estimulem desta forma - quase em jeito de escola primária - a construção da Cidadania Europeia e tudo o que isso envolve e obriga. Bem nos lembramos das nossas aulas de formação cívica, que tão pouco tinham de formação, quanto mais de cívica! ...
Enquanto voluntários em Serviço de Voluntariado Europeu temos direito a aprender muito mas temos direito também a dois dias por mês de descanso. Por isso, a Francisca eu juntámo-los a um feriado e a dois fins-de-semana e, de amanhã a 8 de Setembro vamos interculturalizar para a Polónia, República Checa e Hungria, onde conto (Afonso) fazer 23 anos.
Dovidenia!
Só boas noticias....e TRabalho Fantastico
ResponderEliminarORGULHO
Tia Orgulhosa
Espero que esteja tudo a andar :)
ResponderEliminarContinuação de uma boa viagem!!
Escusado será dizer que estás obrigado a dar notícias =]
Um forte abraço,
Bubas